quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

AMIGO


"O homem que tem muitos amigos sai perdendo, mas há amigo mais chegado do que um irmão" (Provérbios 18:24).

Olá caro leitor ....

Na vida nossa de cada dia sempre vivemos cercados de pessoas umas por pouco tempo e outras para o resto de nossas vidas...
            Deus tocou , em meu coração para me expressar sobre a palavra amizade e por que não fidelidade também ? Pois quem tem amigos verdadeiros sabe que amizade e fidelidade andam juntas.
A bíblia nos mostra a cerca de Abraão que era chamado de amigo de Deus

“E se cumpriu a escritura que diz: E creu Abraão a Deus, e isso lhe foi imputado como justiça, e foi chamado amigo de Deus. “Tiago 2:23 

Imagine caro leitor do relacionamento de Abraão  com nosso Deus ? Ao ponto de ser chamado de seu amigo, isso por que o próprio Deus conhecia o coração de Abrão e sabia até onde ia a fidelidade do seu servo. Será que hoje em dia  cada um de nós podemos  ser considerados amigos de Deus ? Essa é uma pergunta para ser respondida somente no seu intimo ok.
Hoje em dia Deus coloca pessoas ao nosso redor algumas mais chegadas que outras geralmente chamamos AMIGOS  aqueles que conhecemos a tempos e que temos confiança.
A bíblia nos mostra:

               Orienta-nos sobre a escolha e o tratamento dos nossos amigos. Amigos têm muita influência em nossas vidas: "O justo serve de guia para o seu companheiro, mas o caminho dos perversos os faz errar" (Provérbios 12:26). Por este motivo, a escolha de companheiros é um assunto de grande importância: "Quem anda com os sábios será sábio, mas o companheiro dos insensatos se tornará mau" (Provérbios 13:20). No final de contas, nossas escolhas não envolvem apenas pessoas, mas decidem a nossa direção na vida e na eternidade. Tiago frisou bem este fato quando perguntou: "Infiéis, não compreendeis que a amizade do mundo é inimiga de Deus? Aquele, pois, que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus" (Tiago 4:4). 

Amizades são partes importantes na nossa vida. Desde a criação do primeiro casal, Deus mostrou a necessidade do companheirismo na vida humana. Em famílias, igrejas e comunidades criaram laços de amizade. Precisamos compartilhar a vida com outras pessoas.

Algumas amizades precisam ser totalmente evitadas: "Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores" (Salmo 1:1). Quando outros querem nos conduzir ao erro, precisamos sair correndo: "Foge da presença do homem insensato, porque nele não divisarás lábios de conhecimento. A sabedoria do prudente é entender o seu próprio caminho, mas a estultícia dos insensatos é enganadora. Os loucos zombam do pecado, mas entre os retos há boa vontade" (Provérbios 14:7-9).
Alguns dos amigos mais perigosos são aqueles que sempre concordam conosco, apoiando-nos mesmo nas coisas erradas. "Melhor é ouvir a repreensão do sábio do que ouvir a canção do insensato" (Eclesiastes 7:5). O amigo verdadeiro nos corrige, e a pessoa sábia procura ter amigos com coragem e convicção para repreendê-la quando for necessário. Por outro lado, o insensato evita pessoas que corrigem e criticam, procurando aprovação acima de sabedoria. "O escarnecedor não ama àquele que o repreende, nem se chegará para os sábios... O coração sábio procura o conhecimento, mas a boca dos insensatos se apascenta de estultícia" (Provérbios 15:12,14). Ninguém gosta de ser corrigido, mas todos nós precisamos de amigos que nos amam tanto que mostram os nossos erros: "Melhor é a repreensão franca do que o amor encoberto. Leais são as feridas feitas pelo que ama, porém o beijo de quem odeia são enganosos" (Provérbios 27:5-6).

Uma vez que escolhemos bons amigos, devemos ser bons amigos! As Escrituras nos aconselham sobre as responsabilidades de companheiros fiéis. Amigos contam com a presença uns dos outros: "Mais vale o vizinho perto do que o irmão longe" (Provérbios 27:10). "O olhar de amigo alegra ao coração; as boas-novas fortalecem até os ossos" (Provérbios 15:30). Por outro lado, não devemos abusar da amizade, causando aborrecimentos: "Não sejas freqüente na casa do teu próximo, para que não se enfade de ti e te aborreça" (Provérbios 25:17). Não devemos abandonar nem trair os nossos amigos (Provérbios 27:10). Amigos verdadeiros não são interesseiros, mas aqueles companheiros fiéis que ficam nos bons tempos e nos maus: "Em todo tempo ama o amigo, e na angústia se faz o irmão" (Provérbios 17:17). A amizade verdadeira traz benefícios mútuos.

 "Como o ferro com o ferro se afia, assim, o homem, ao seu amigo" (Provérbios 27:17)

                  Se neste momento você se encontra sem amigos creia, pois já possui o melhor deles JESUS.   Ore interceda por seu amigo.... Que Deus abençoe.

                                    NA 

Nenhum comentário:

Postar um comentário